top of page
Campo de trigo

Sobre nós

Somos Irmãs de São Paulo, uma Congregação missionária, fundada em 1696, pelo Padre Louis Chauvet, pároco de Levesville-la-Chenard, uma pequena aldeia na região de Beauce, cerca de 80 quilômetros a sudeste de Paris. Nossa primeira casa no centro da aldeia pertencia a ele.

A nossa primeira capela foi a igreja paroquial, o nosso primeiro campo de apostolado, as aldeias circundantes.

Nossa primeira missão consistiu em trabalhar para melhorar o nível humano e espiritual dos aldeões, educando as meninas e visitando os pobres e os enfermos. 

Agora, estamos presentes em 40 países espalhados nos 5 continentes do mundo, ainda fiéis à nossa primeira missão, mas intensamente para fazer a presença de Jesus sentida nas muitas e diferentes rostos dos que mais sofrem, os marginalizados e abandonados na sociedade.

O amor de Cristo continua a impelir-nos a manifestar a sua ternura e bondade a todos sem discriminação.

Ao longo da história da Congregação das irmãs de São Paulo de Chartres, desde o início de sua fundação até as realidades atuais de sua missão, pode-se detectar claramente a presença do Espírito Santo.  Os valores essenciais do Evangelho de Cristo como pregados por São Paulo com tal intensidade são refletidos através do patrimônio, do carisma e da espiritualidade apostólica da Congregação.

As irmãs, fieis aos ensinamentos de São Paulo, apóstolo seu padroeiro, estão impregnadas com uma espiritualidade centrada em Cristo e procuram continuamente responder melhor ao chamado do Senhor e ser testemunhas vivas do Evangelho no mundo de hoje.

Continuamos a ouvir os sinais dos tempos, por estar vivo na palavra do Evangelho, de modo a tornar-se luz para os outros.  "Deixe a sua luz brilhar diante dos outros, para que eles possam ver suas boas obras e dar glória ao seu pai no céu. " (Mt. 5:16)

O resultado do nosso Capítulo em 2013, refletiu profundamente a nossa paixão por Cristo que nos impulsiona a aumentar os nossos esforços para chegar ao “areopaghi” de hoje para:

a. Famílias em vários níveis de dificuldades: monoparental,multicultural etc.

b.  Crianças e jovens que são abusados, explorados, negligenciados

c.  Vítimas de violência física ou psicológica

d. Pessoas que são marginalizadas, isoladas, desabrigadas, viciadas, etc.

e. Pessoas que utilizam obsessivamente a Internet e os meios de comunicação social

f. Pessoas doentes, idosas, físicas e mentalmente desafiadas

g. Refugiados, migrantes, vítimas de catástrofesde guerra e calamidades naturais

h.  Não-crentes, e aqueles que procuram sentido em suas vidas

Nossa paixão por Cristo também nos impele a intensificar os nossos esforços apostólicos nas seguintes áreas:

1. Oferecer serviços pastorais na diocese,

2. Organizar locais de trabalho para empregar os privados,

3. Ajudar os imigrantes a aprender a língua

4. Participar no diálogo inter-religioso

5.  Fornecer pensões para estudantes pobres

6. Sair para conhecer pessoas para compartilhar a palavra de Deus com eles, e para acompanhar as comunidades eclesiais,

7.  Ser zelosas em continuar nossas atividades apostólicas onde estamos inseridas.

Nosso fundador​

Louis Chauvet nasceu em Pertuis em 16 de fevereiro de 1664 e foi batizado no dia seguinte, na Igreja de São Nicolau.

Foi ordenado sacerdote na diocese de Avignon, no dia 13 de março de 1688. 

Ele foi vigárioem Cergy perto de Paris, em seguida, em Champrond-en-Gâtines na região de Eure-et-Loir de 1690 a 1694.

Em junho de 1694, tornou-se pastor da freguesia de Levesville laChenard, uma pequena aldeia de Eure-et-Loir.

É onde ele trabalhou por dezesseis (16) anos para elevar os níveis humanos e espirituais das pessoas daquela região que foram seriamente afetados por muita agitação social, lutas e até mesmo violência.

Para ajudá-lo em seu projeto, ele logo desenvolveu a ideia de reunir algumas meninas jovens e treiná-las para que elas pudessem se tornar boas docentes da escola, e então as poderiam ensinar as meninas da aldeia que não tinha acesso à educação.  Logo depois, elas também visitaram os doentes da região.

É assim que Louis Chauvet se tornou o fundador da comunidade conhecida como “Filhas da Escola" em 1696.

Em 1708, a comunidade “Filhas da Escola " também começou a trabalhar em aldeias diferentes para fortalecer o trabalho que o Louis Chauvet tinha acabado de começar.  Para consolidar a fundação recém-criada, o Bispo na época, Paul Godet de Marais, ordenou que as irmãs fossem a Chartres.  Deu-lhes o nome de São Paulo, convidando e incentivando-as a seguir a espiritualidade do grande Apóstolo missionário.

Louis Chauvet morreu em 21 de junho de 1710 com a idade de 46 e foi sepultado na Igreja de Levesville no dia seguinte.

No momento em que ele morreu, ele deixou cerca de 20 irmãs jovens. O trabalho que ele tinha começado ainda era muito modesto e ele não podia prever a extensão e desenvolvimento dessa comunidade.

No entanto, ele estava confiante e terminou a sua vontade dizendo “minhas caridades para os pobres serão realizadas".

Tal é a missão das 4000 irmãs conhecidas hoje como Irmãs de São Paulo de Chartres, espalhadas em 40 países em todo o mundo.

​​​​

Nosso carisma

 

Carisma: uma breve explicação

O carisma ou dom espiritual é simplesmente a palavra grega usada no novo testamento que significa "dom gratuito".   Os carismas, ou dons espirituais, são habilidades especiais dadas aos cristãos pelo Espírito Santo para permitir que sejam canais poderosos do amor de Deus e da presença redentora no mundo. Seja extraordinário ou ordinário, os carismas devem ser usados em caridade ou serviço para edificar a Igreja (Catecismo da Igreja Católica, 2003).

 

Os carismas não são "inato" ou herdados de nossos pais, mas nos são dados pelo Espírito Santo, a quem recebemos através do batismo e da confirmação, dois dos três sacramentos da iniciação. Os carismas são também sobrenaturalmente capacitados. Eles estão focados para fora e permitir que os cristãos a suportar resultados para o Reino de Deus acima e além de nossas habilidades humanas normais.

 

Como discípulos, oferecemos todo o nosso ser, incluindo nossas personalidades, talentos naturais, educação, experiência de vida, e antecedentes de Deus para ser usado para seus propósitos. Nossos talentos naturais podem se tornar ferramentas maravilhosas para propósitos de Deus, e às vezes um presente natural já existente é transformado pelo Espírito Santo em um carisma supernaturalmente capacitado. Mas quando servimos a Deus, não estamos limitados apenas aos dons com que nascemos! Alguns carismas podem parecer ' extraordinários ' (tais como profecia, cura, ou discernimento de espíritos) e outros bastante ' ordinários ' (como administração, serviço, hospitalidade ou misericórdia), mas todos os carismas são sobrenaturalmente capacitados. Usamos os nossos carismas juntamente com os nossos talentos naturais e tudo o que somos para servir a Deus e ao nosso próximo. (1 CCC 2003)

 

O Padre Louis Chauvet recebeu este dom gratuito de Deus para começar e eventualmente fundar a nossa congregação. Como pároco de Levesville-la-Chenard, estabeleceu um programa para elevar a condição humana e espiritual dos aldeões. Isto foi possível através da ajuda de Marie Anne de Tilly. Juntos eles prepararam o primeiro professor da escola, Marie Michaeu, a primeira superiora e professora da comunidade e Barbe Foucault, uma das primeiras irmãs da comunidade. Quando as irmãs cresceram em número, se mudaram para Chartres em 1708.  Barbe Foucault foi a primeira Superiora Geral eleita por suas irmãs em 1717.

A comunidade de Levesville é o resultado do amor que vem de Deus e vê e reconhece em todos o rosto de Deus, irmãos e irmãsredimidos por Jesus Cristo. A iniciativa do amor é uma graça que vem de Deus.  Só Ele pode dar este presente absoluto.  Ele só desafia, pede e implora por amor, mais ainda, ele dá a graça com a qual responder, respeitando a liberdade básica de cada ser humano.

As Irmãs de São Paulo são, portanto, irmãs da caridade que se esforça para alcançar a perfeição da caridade. As nossas primeiras Irmãs viveram este dom, a passaram para a próxima geração, e em nosso século, nós mesmas o recebemos e somos chamadas encarná-lo nas nossas realidades cotidianas hoje nas diferentes esferas onde atuamos: educação, saúde, serviços pastorais e missão além-fronteiras.

Espalhar empatia

através da educação

Aumentar as doações em 24 países igualmente

Ajudar mais crianças e adolescentes a se formarem

flores de laranjeira

Nossa Missão

Após o exemplo de São Paulo, estimulado pelo amor de Cristo (2 cor. 5:14), as irmãs fazem-se todas as coisas para todos os homens e mulheres.

Nestes tempos atuais, nós, as irmãs de São Paulo de Chartres são também fundadoras. As nossas comunidades, as unidades básicas da Congregação, receberam, assim, este apelo afundar comunidades. Isto pode ser feito de forma criativa, através da qual reinventamos a vida comunitária diariamente enquanto procuramos permanecer fiéis ao dinamismo das nossas origens.

 

Ser criativo significa, prever, procurar o caminho e entrar no desconhecido, como as nossas irmãs fizeram no passado. Depois de passar pelas páginas anteriores da nossa história, nós, como mulheres do futuro, agora ousamos transformar uma nova página para escrever o presente deste futuro.  (Trechos da carta da Madre Myriam no 46 º Capítulo Geral).

Cruz

Nossa Espiritualidade

Hoje, a Igreja nos exorta a entrar na vida do espírito, convidando-nos a discernir pessoalmente e comunitariamente os novos sinais do espírito em pessoas, em comunidades e em eventos mundiais, permitindo-nos ser movidas, e convertidas como São Paulo, de abraçar os novos desafios da missão com humildade e alegria, como Maria, deixemo-nos levar pela vida dinâmica do espírito a vivência do nosso cotidiano.

EVANGELIZAMOS PELA FORÇA DE NOSSO TESTEMUNHO DE COMUNHÃO FRATERNA

"por isso todo mundo vai saber que vocês são meus discípulos, se vocês têm amor um pelo outro." Jo. 13:35

Nossas Comunidades

Videos de Nossa Congregação

All Videos

All Videos

All Videos
Buscar vídeo...
WhatsApp Video 2024-05-02 at 18.51.02

WhatsApp Video 2024-05-02 at 18.51.02

05:57
Reproduzir vídeo
5ª Semana da Páscoa  - Quinta-feira

5ª Semana da Páscoa - Quinta-feira

04:29
Reproduzir vídeo
Taizé - virtual choir : Veni Sancte Spiritus

Taizé - virtual choir : Veni Sancte Spiritus

06:02
Reproduzir vídeo
bottom of page